
Análise dos poemas de Carlos Drummond de Andrade e sua repetição obsessiva
Os poemas “No Meio do Caminho” e “José” de Carlos Drummond de Andrade estão entre as obras mais emblemáticas do Modernismo brasileiro. Embora muito diferentes em tom e estrutura, ambos confrontam a desorientação existencial, os limites da ação humana e a tensão entre a consciência individual e o mundo moderno.
“No Meio do Caminho”
No Meio do Caminho
Visão geral
Publicado em 1928, o poema tornou-se famoso — e controverso — por sua simplicidade radical e pela repetição obsessiva:
“No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho…”
A “pedra no meio do caminho” transformou-se imediatamente em uma das metáforas centrais da literatura brasileira.
No Meio do Caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
Estrutura e forma
O poema é construído quase inteiramente por repetição. As mesmas frases reaparecem com pequenas reorganizações, criando um ritmo circular e quase hipnótico.
Efeitos da repetição
A repetição cumpre várias funções:
- imita a memória obsessiva;
- transforma um objeto comum (“uma pedra”) em um peso simbólico;
- cria uma sensação de bloqueio e imobilidade;
- desestabiliza expectativas poéticas tradicionais.
Em vez de ornamentos líricos ou imagens elaboradas, Drummond utiliza vocabulário mínimo e simplicidade sintática. Isso está profundamente alinhado à estética modernista, especialmente à rejeição da poesia acadêmica e ornamental.
A aparente simplicidade do poema esconde uma estrutura altamente controlada.
O simbolismo da pedra
A “pedra” é intencionalmente aberta a múltiplas interpretações. Ela pode simbolizar:
- obstáculos existenciais;
- traumas;
- dificuldades sociais;
- paralisia psicológica;
- interrupções históricas;
- ou simplesmente o atrito inevitável da existência.
A força do símbolo vem justamente de sua indeterminação.
O poema nunca explica a pedra. Em vez disso, dramatiza a permanência de um obstáculo na consciência.
Memória e subjetividade
Os versos finais enfatizam a memória:
“Nunca me esquecerei desse acontecimento…”
O acontecimento em si é trivial, mas a lembrança torna-se monumental.
Essa inversão é essencial para a poética de Drummond:
- a experiência cotidiana adquire peso existencial;
- o banal torna-se metafísico.
O eu lírico interessa-se menos pela pedra física do que pelo fato de que o encontro alterou permanentemente sua percepção.
Características modernistas
O poema exemplifica várias características do Modernismo brasileiro:
- linguagem coloquial;
- estilo antirretórico;
- fragmentação;
- ironia em relação à grandiosidade poética tradicional;
- foco na realidade cotidiana.
Ao mesmo tempo, o poema é formalmente experimental. A sintaxe repetitiva lembra quase um minimalismo musical ou um canto litúrgico.
Dimensão filosófica
O poema também pode ser lido de maneira existencial.
O caminho sugere a vida ou o progresso histórico; a pedra interrompe o movimento. Contudo, a interrupção torna-se mais significativa do que a própria jornada.
Isso cria um paradoxo:
- o obstáculo dá sentido ao percurso;
- a memória é estruturada pela interrupção;
- a identidade forma-se em torno daquilo que nos resiste.
Assim, o poema transforma uma imagem simples em uma meditação sobre a consciência e os limites humanos.
“José”
José
Visão geral
Publicado em 1942, “José” é um dos poemas existenciais mais poderosos de Drummond. Diferentemente do minimalismo condensado de “No Meio do Caminho”, este poema é dramático, retórico e emocionalmente expansivo.
A pergunta repetida —
“E agora, José?”
— torna-se um refrão de crise existencial.
José
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio — e agora?
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?
A figura de José
José é simultaneamente:
- um personagem individual;
- uma figura universal;
- e uma projeção da alienação moderna.
O próprio nome é deliberadamente comum. José representa o sujeito moderno anônimo, privado de certezas, propósito e transcendência.
Estrutura e ritmo
O poema avança por meio de negações acumulativas.
Uma a uma, as fontes de sentido desaparecem:
- a festa acabou;
- a luz apagou;
- as pessoas foram embora;
- a utopia fracassou;
- o desejo perdeu o objeto;
- a fala perdeu a eficácia.
Esse desmantelamento progressivo cria uma atmosfera claustrofóbica.
O refrão “E agora, José?” funciona quase como um coro trágico, retornando após cada colapso.
Existencialismo e absurdo
O poema antecipa fortemente preocupações existencialistas associadas a pensadores como Albert Camus e Jean-Paul Sartre.
José confronta:
- a liberdade radical;
- o vazio;
- a falta de sentido;
- e a impossibilidade de fuga.
Contudo, diferentemente de figuras existencialistas heroicas, José encontra-se profundamente imobilizado.
Ele não consegue:
- morrer;
- fugir;
- amar;
- rezar;
- nem transformar a realidade.
O poema encena a paralisia em vez da revolta.
Tom e ironia
Uma das características mais marcantes do poema é a coexistência entre:
- ironia;
- melancolia;
- e compaixão.
O eu lírico dirige-se a José às vezes de maneira quase zombeteira, mas o poema nunca se torna cruel. Em vez disso, revela a fragilidade trágica da existência humana.
A oscilação entre linguagem coloquial e desespero metafísico é característica de Drummond.
Imagens de vazio
O poema invoca repetidamente a ausência:
- não há mulher;
- não há discurso;
- não há afeto;
- não há destino;
- não há transcendência.
As imagens espaciais reforçam o enclausuramento existencial:
- José não pode ir para o oeste;
- não pode ir para o mar;
- não pode voltar.
O próprio movimento torna-se impossível.
Comparação entre os dois poemas
Embora estilisticamente distintos, os poemas estão profundamente conectados.
| Aspecto | “No Meio do Caminho” | “José” |
|---|---|---|
| Imagem central | Pedra | O próprio José |
| Estrutura | Minimalismo repetitivo | Refrão dramático |
| Tema principal | Obstáculo | Vazio existencial |
| Tom | Controlado, impessoal | Emotivo, angustiado |
| Movimento | Jornada interrompida | Paralisia total |
| Linguagem | Extremamente econômica | Conversacional e teatral |
Ambos os poemas retratam os limites da condição humana, mas de maneiras diferentes:
- Em “No Meio do Caminho”, a existência é interrompida.
- Em “José”, a existência encontra-se esgotada.
O primeiro poema concentra-se em um obstáculo externo; o segundo internaliza a crise no próprio sujeito.
O estilo poético de Drummond
Ao longo das duas obras, emergem vários aspectos definidores da poesia de Drummond:
1. Linguagem cotidiana
Ele rejeita a dicção elevada e adota o português coloquial brasileiro.
2. Profundidade existencial
Cenas ordinárias tornam-se veículos de reflexão metafísica.
3. Ironia
Sua poesia frequentemente desmonta certezas, heroísmos e grandes narrativas.
4. Fragmentação moderna
O sentido é instável, incompleto e fragmentado.
5. Realismo psicológico
Seus eu líricos são profundamente autoconscientes e frequentemente imobilizados pela própria consciência.
Conclusão
Juntos, “No Meio do Caminho” e “José” demonstram por que Carlos Drummond de Andrade tornou-se uma das vozes centrais da poesia brasileira do século XX.
Um poema reduz a existência a uma pedra impossível de esquecer; o outro transforma um homem comum na encarnação do impasse existencial.
Ambos alcançam extraordinária profundidade filosófica por meio da simplicidade linguística — uma marca do gênio modernista de Drummond.
_______________________________
A repetição na poesia é uma das técnicas literárias mais antigas do mundo — ela não começou com um único poeta. Formas de repetição aparecem em épicos gregos antigos, salmos bíblicos, tradições orais africanas, poesia sânscrita, qasidas árabes e baladas medievais. Recursos como anáfora (repetição no início dos versos), refrões, cantos e sons repetidos vêm sendo usados há milhares de anos.
O que mudou no fim do século XIX e, especialmente, no início do século XX foi que a repetição passou a ser uma técnica central do modernismo, e não apenas um recurso retórico decorativo. Os poetas modernistas usavam a repetição para criar ritmo, fragmentação, musicalidade, intensidade psicológica e experimentação com a própria linguagem.
Um ponto de virada importante veio com Gertrude Stein nas décadas de 1910–1930. Stein ficou famosa pela repetição obsessiva, pelas frases circulares e pelos experimentos rítmicos com a linguagem. Sua frase:
“Rose is a rose is a rose is a rose”
tornou-se um dos exemplos mais conhecidos de repetição literária. Críticos chegaram a chamá-la de “a poeta como mestre da repetição”.
Mas Stein não estava sozinha. Muitos poetas de diferentes épocas usaram a repetição de forma poderosa:
- Walt Whitman — estruturas repetidas e longas enumerações em Leaves of Grass.
- Edgar Allan Poe — refrões como “Nevermore” em The Raven.
- T. S. Eliot — frases ecoantes e repetição fragmentada em The Waste Land.
- Langston Hughes — repetição inspirada no blues e ritmos recorrentes.
- Dylan Thomas — linhas repetidas na forma da villanelle, especialmente em Do Not Go Gentle into That Good Night.
- Allen Ginsberg — repetição em estilo de canto na poesia beat.
- Maya Angelou — refrões repetidos para dar intensidade emocional.
- Carlos Drummond de Andrade — repetição e cadência oral em poemas como No Meio do Caminho. Muitos estudiosos consideram a repetição central em seu estilo poético.
- Federico García Lorca — refrões musicais influenciados pelas tradições populares.
- Sylvia Plath — repetição psicológica e padrões verbais recorrentes.
- Ocean Vuong — uso contemporâneo de frases recursivas e refrões.
Tecnicamente, a repetição aparece em várias formas e recursos poéticos:
- Anáfora — repetição no começo dos versos (“I have a dream…”).
- Epístrofe — repetição no final dos versos.
- Refrão — repetição de versos inteiros ou seções.
- Villanelle — forma fixa com versos repetidos.
- Pantum — forma com versos repetidos de maneira entrelaçada.
- Estilo de canto ou encantamento — repetição rítmica para criar sonoridade e atmosfera.
Portanto, a “tendência” da repetição é antiquíssima, mas ela se tornou especialmente influente e experimental durante o Modernismo no início do século XX, quando escritores como Gertrude Stein ajudaram a transformar a repetição em um método artístico central, e não apenas em um ornamento retórico.
______________________________
Meu poema sobre Gertrude Stein e sua repetição:
A morte da poesia
Cinquenta anos atrás —
quando a poesia ainda era popular —
meu professor de escrita criativa pregava que,
embora a história se repetisse por natureza,
um bom poeta jamais o faz.
Demonstrando especial desaprovação
por “aquela eternamente gaguejante Gertrude Stein”
e atacando os Beats como oportunistas
numa era de modismos, ele alertava
que a morte da poesia
estava se aproximando e que seu desaparecimento
precipitaria a senilidade intelectual.
O velho espirituoso mora numa casa de repouso agora
e mal me reconhece quando o visito.
Ainda assim, nada pode manchar o amor que sinto
quando ele, entusiasmado, me envolve com as mesmas
malditas histórias que ouço há quinze anos,
de novo… e de novo… e de novo.
— Adam Donaldson Powell
_____________________________
Em meu poema “Alegria”, utilizo a repetição de forma semelhante à de Carlos Drummond de Andrade em seu poema “José”:
ALEGRIA
Onde buscamos alegria?
No sorriso de uma criança
em sua festa de aniversário?
No rosto de um adolescente orgulhoso
atingindo seu primeiro orgasmo?
Na mente de um pai
quando seu primeiro neto nasce?
Repito…
Onde buscamos alegria?
Nas notícias: que os governos ricos
do Ocidente ensinaram
mais uma dura lição?
Ao ouvir que tudo está sob controle e
que os insurgentes foram presos?
No anúncio de que a economia está melhorando
ou que pagaremos menos impostos?
Repito…
Onde buscamos alegria?
Em nossas belas ruas
cheias de mendigos e ladrões?
Em saber que os pobres do mundo
desfrutam de mais justiça e menos pobreza?
Em trabalhar pela paz e
igualdade em um mundo para todos?
Repito…
Onde buscamos alegria?


Leave a Reply